Quem somos?

A Associação Mutualista de Moreira da Maia e Freguesias Circunvizinhas é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, constituída em alvará a sete de setembro de 1897, e que através da entreajuda e da quotização dos seus Associados, pratica, no interesse destes e respetivas famílias, fins de auxílio recíproco de proteção social e desenvolvimento humano.

Missão

Atuar na área de proteção social, solidariedade e entreajuda a favor dos seus associados, das suas famílias, na concessão de benefícios complementares, de segurança social, prestação de cuidados de saúde, entre outros.
Tentamos ser uma terceira via de proteção social que opera entre as soluções de providência social obrigatória se serviços sociais do Estado e as ofertas de seguros privados.

Visão

Desenvolver projetos de apoio social que vão de encontro aos associados e às carências da nossa sociedade.
A Associação Mutualista de Moreira da Maia tem, neste momento, várias respostas sociais que vão para além do subsídio de funeral e do apoio jurídico a que todos os sócios beneficiam, mesmo os apoios protocolados com diversas entidades, entre elas:

• Farmácias;
  • Clínicas Dentárias;
  • Clínicas de Saúde;
  • Casas de Ortopedia;
  • Ópticas;
  • Ginásio- Fitness Up Moreira da Maia;
  • Apoio Domiciliário;
  • Lar;
  • Unidade de Saúde e Bem-estar;
  • Liga das Associações Mutualista do Porto, onde beneficiam
  • de diversas especialidades médicas;
  • Agências Funerárias;

• Entreajuda
  • Solidariedade
  • Honestidade
  • Reciprocidade
  • Transparência
  • Proteção Social
  • Igualdade
  • Inovação e Renovação
  • Cidadania

No Mutualismo, o nosso lema é:

“Se tu hoje precisas, nós ajudamos-te, amanhã ajuda-nos tu!”

História

A AMMM nasceu a 7 de setembro de 1897, embora os primeiros estatutos conhecidos fossem aprovados em Alvará a 22 de junho de 1909. Estes compreendiam 9 capítulos, assim distribuídos:

Natureza e fins (art.º 1º a 4º)

A Missão de sócios (art.º 5º)

Deveres de sócios (art.º 6º)

Direitos dos sócios (art.º 7º a 18º)

Da Direção (art.º 20º a 22º)

VI

Da Assembleia Geral (art.º 23º a 34º)

VII

Conselho Fiscal (art.º 35º a 37º)

VIII

Disposições Penais (art.º 38º a 41º)

IX

Disposições gerais (art.º 42º a 53º)

Há época, a principal área de atuação da Associação eram as freguesias de Moreira, Gemunde, Barca, Barreiros, Leça do Balio, Vila Nova da Telha, S. Romão de Vermoim e Vilar do Pinheiro, fixando a sua sede no Lugar do Padrão da freguesia de Moreira, no mesmo local e edifício onde ainda hoje funciona.

Para memória futura, evocam-se os primeiros dez sócios desta Associação. São eles:

• Zeferino de Sousa Ferreira
  • António Moreira Gomes Merciana
  • António da Silva Estrada
  • Albino Dias da Silva
  • António Gonçalves Ramos
  • Albino da Silva Dias
  • António José Farinha
  • Augusto Faria Ramalhão
  • Manuel José Farinha
  • Joaquim Moreira dos Santos
Esta Associação é a 28ª mais antiga do Concelho da Maia, sendo que todas as outras são Confrarias ou Irmandades. É, portanto, a Instituição não religiosa mais antiga da Maia.

Segundo alguns investigadores, a génese desta Associação advirá de duas premissas que a possam justificar e, que por um lado, seria o concelho da Maia, predominantemente agrícola e não havia nenhuma resposta para os trabalhadores que laboravam no setor primário. Por outro lado, a
construção da Linha de Caminho de Ferro do Porto- Póvoa, inaugurada em 1 de outubro de 1875, gerou a formação dos primeiros “dormitórios” permitidos pela mobilidade que conferia às pessoas esta via de comunicação. É assim com
Pedras Rubras e toda a área envolvente, formando um núcleo operário muito ativo.

Desde a sua criação que a imagem da Associação manteve-se inalterada. No âmbito das comemorações dos 125 anos de existência, lançamos uma nova imagem, que se constitui como uma revitalização da identidade visual atual,
pretendendo ser mais moderna, mais próxima dos seus associados e com os olhos postos no futuro.
Sem perder de vista a historicidade, tradição e identidade que caraterizam a Associação, esta nova marca tem subjacente 3 pilares que se encontram interligados com os Valores e Princípios Humanistas que fazem parte do Mutualismo:

A proteção e o cuidado pelo próximo

A união e a solidariedade

A igualdade e o auxílio mútuo.

Em termos das tonalidades selecionadas pela autora, esta nova imagem engloba 3 cores:

• Vermelho | Ligado com o Movimento Mutualista e ao
    logótipo anterior.
  • Dourado | Representa a freguesia de Moreira;
  • Cinzento | Corresponde à neutralidade.

Assim, no conjunto, este novo logótipo da Instituição, assume-se, de forma clara e esteticamente equilibrada, aglutinadora de energias e transmissor de força e ideais, pretendendo continuar a crescer e a melhorar a qualidade na prestação de serviços, aos seus associados e à população em geral.

Webgrafia:
Revista da Maia, nova série Ano 3- nº1, janeiro/junho de 2018